Webinar debate políticas públicas para a educação matemática na quarta-feira (21)
Claudio Landim (IMPA), Claudia Petri (Itaú Social), Jorge Lira (UFC) e Ya Jen Chang (Sidarta) participam do evento
A pandemia aprofundou as distorções e desigualdades que há muito tempo desafiam o avanço da educação no Brasil. Em 2019, dois terços dos brasileiros com menos de 15 anos sabiam menos que o básico de matemática, segundo dados do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes). Um cenário que precisa ser mudado urgentemente. O webinar “Educação Matemática e Políticas Públicas”, nesta quarta-feira (21), às 17h, no Facebook e YouTube do Mentalidades Matemáticas, debate como transformar a matemática em protagonista no sistema educacional e apresenta iniciativas de sucesso já implementadas no Brasil.
O encontro encerra a série de webinários “E a matemática com isso?”, promovida pelo Instituto Sidarta em parceria com o Itaú Social e apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A série nasceu na pandemia como uma oportunidade de debater e provocar reflexões sobre a matemática presente em diferentes fóruns sociais e seus impactos na sociedade.
“Ao longo dos últimos meses, tivemos um debate muito rico sobre o impacto da matemática em diversas dimensões da sociedade. Temos um grande desafio pela frente, agravado ainda mais pela pandemia, mas temos a convicção de que se juntarmos esforços em prol de uma educação de excelência e mais equitativa, poderemos conquistar grandes avanços para o desenvolvimento do país”, afirmou Ya Jen Chang, presidente do Instituto Sidarta.
Ya Jen vai mediar o encontro, recebendo Claudia Petri, coordenadora de implantação regional do Itaú Social; Claudio Landim, diretor-adjunto do IMPA; e Jorge Lira, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC). “Neste último webinar, traremos várias práticas de referência que já estão em curso para que possamos também reconhecer e celebrar os avanços que estão acontecendo na evolução do aprendizado de matemática”, adiantou a mediadora.
Responsável pelo Programa Cientista-Chefe em Educação Básica, Jorge Lira vai apresentar a iniciativa que alia universidades, fundação de amparo à pesquisa e secretarias de educação no Estado do Ceará. O programa envolve uma equipe multidisciplinar em projetos e políticas públicas para o ensino de matemática e ciências.
Claudio Landim vai falar da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que reúne todos os anos 18 milhões de alunos de 99,7% dos municípios brasileiros. Criada em 2005 pelo IMPA para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a olimpíada é uma importante ferramenta de inclusão e de oportunidade para jovens de todo o Brasil.
Claudia Petri apresentará as estratégias do Itaú Social para a área da matemática, como os processos de formação continuada de professores, letramento matemático, estudos comparativos e monitoramentos. E também abordará as ações com os municípios e os planos para 2021.
O webinar “Educação Matemática e Políticas Públicas” será nesta quarta-feira (21), às 17h. Não perca!
No comments:
Post a Comment